|
A FORÇA DE XANGÔ Outras remetências de título: IABA - A HISTÓRIA DE UM AMOR Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, COR, 100min, 2.745m, 24q, Eastmancolor
Data e local de produção Ano: 1978 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ
Data e local de lançamento Data: 1979.02.05 Local: Rio de Janeiro
Circuito exibidorExibido em São Paulo, exibido nos cines Art Palácio 1 e Rio Branco (sala vermelha), a partir de 10.08.1981. Exibido no Rio de Janeiro a partir de 05.02.1979 no Pathe, no Paratodos, no Studio, no Glória, no Novo Pax, no Cinema 1, no Fluminense, no Nilópolis, no Condor, no Cinema lll, no Caxias e no Sta. Cecília.
Sinopse"Inimigo do trabalho, Tonho Tiê gosta mesmo é de viver livre, jogar capoeira e beber no Mercado Modelo. Durante o Carnaval conhece Zulmira, uma mulher belíssima. Na quarta-feira de cinzas, dia de Iansã e Xangô, fazem juras de amor e projetos de muitos filhos. Mas o tempo passa e Tonho volta a ser o mulherengo que sempre fora. Zulmira, filha de Iansã, não suporta o descaramento de Tonho, e pede a sua mãe-de-santo para lavar sua honra com sangue. É invocado um Exu, que em forma de mulher, deve fazer Tonho sofrer e pagar seus pecados. Iaba é seu nome. A vida de Tonho começa a se complicar. Para atender a Iaba, Tonho compra vestidos, perfumes e jóias. Mas a pomba-gira não se contenta. Iaba quer fazer de Tonho um operário. Não suportando mais as exigências de Iaba, Tonho resolve procurar um terreiro para se descarregar. Recebe forças de seu orixá, Xangô, e começa uma demanda para se livrar das garras de Iaba." (Guia de Filmes, 79)
GêneroDrama; Fantasia
Termos descritoresLiteratura; Religião Descritores secundáriosCapoeira; Candomblé Termos geográficosAdaptação para cinema; Mercado Modelo, Salvador - BA PrêmiosMelhor Trabalho de Pesquisa Cinematográfica e Melhor Ator Coadjuvante para Otelo, Grande no Festival Internacional do Panamá, 16, 1978 - PA.
Produção Companhia(s) produtora(s): Cine TV Áudio Visual Ltda. Produção: Cavalcanti, Iberê; Cavalcanti, Cyrineo
Produção - Dados adicionais Agência : Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A. Gerente de produção: Maritê
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Argumento/roteiro Roteiro: Cavalcanti, Iberê Diálogos: Cavalcanti, Iberê
Estória: Baseada no conto <Iaba> de <Caribé>
Direção Direção: Cavalcanti, Iberê Assistência de direção: Fonseca, Tião Continuidade: Fonseca, Tião
Fotografia Direção de fotografia: Neumann, Renato Câmera: Neumann, Renato
Dados adicionais de fotografia Eletricista: Alves, Oswaldo; Silva, Lídio Maquinista: Bigode
Som Som direto: Goulart, Walter
Montagem Montagem: Cavalcanti, Iberê; Neumann, Renato; Cordeiro, Leovegildo Assistente de montagem: Vieira, Carlos Alberto
Direção de arte Figurinos: Maritê Cenografia: Fonseca, Tião
Música Arranjos musicais: Tapajós, Sebastião
Canção Autor da canção: Brandão, Leci; Elegante, Carlão;
Título: Tiê Autor da canção: Lara, Ivone; Intérprete: Lara, Ivone;
Autor da canção: Cavalcanti, Iberê
Intérprete: Elegante, Carlão; Motta, Zezé; Silva, Ana Maria; Oxossi, Camafeu de; Alves, Gilberto e Pai de Santo Milton
Instrumentista: Tapajós, Sebastião; Caboclinho; Sorongo, Pedro e Elegante, Carlão
Conjunto e banda: Realidade do Samba
Locação: Salvador - BA; Rio Bonito - BA Identidades/elenco: Maravilha, Elke (Iaba) Rosa, Geraldo (Tonho Tiê) Otelo, Grande (Beicinho) Lara, Ivone (Zulmira de Iansã) Silva, Ana Maria (Matilde de Obá) Vieira, Sônia (Rosinha de Oxum) Elegante, Carlão Motta, Zezé (Estrela) Xereta - papagaio Pai de Santo Milton Mãe de Santo Edelzuita Conjunto Realidade do Samba Povo de Salvador Povo de Rio Bonito Povo de Guarapari
Conteúdo examinado: N Fontes utilizadas: Guia de Filmes, 79 Press-release CB/EMB-110.1-00050 CB/EMB-110.1-00543 O Estado de S. Paulo, 09.08.1981 Folha de S. Paulo, 13.08.1981 Jornal do Brasil, 04.02.1979 Fontes consultadas: ACPJ/II ALSN/DFB-LM Observações: <Radar> é o pseudônimo de <Cordeiro, Leovegildo>.
|