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MAGIA VERDE
Categorias
Co-produção / Longa-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
35mm, COR, 100min, 2.322m, 24q, Ferraniacolor, Western Electric

Data e local de produção
Ano: 1953-1955
País: BR - IT
Cidade: São Paulo


Certificados
Censurado em 05.04.1955, 10 cópias, 102m, trailer.Certificado de Produto Brasileiro: B1500427700000 de 28.05.2015.
Sinopse
FIlme em duas partes: uma italiana e outra enfocando os aspectos do Brasil com o intuito de mostrar ao mundo as qualidades do nosso país. As baianas, as igrejas e os jangadeiros de Salvador, a praia de Itapuã e a Bahia de Todos os Santos. A cidade de São Paulo e a do Rio de Janeiro com o seu Cristo Redentor. As Cataratas do Iguaçú e a travessia do Rio Paraná. Garimpos e garimpeiros e os retirantes nordestinos. As queimadas e as culturas do café, açúcar e algodão. A macumba e os ritos místicos. Os pampas e os gaúchos. O perigo dos pantanais do Alto do Paraguai. Na Amazônia, a figura do seringueiro. Um registro do Lago Titicaca, situado entre Peru e Bolívia, e o casamento nas tribos Aimara que habitam essa mesma região. (Baseado em CENS/I)
Gênero
Documentário
Termos descritores
IT; BR; Cidade; Salvador; São Paulo; Rio de Janeiro; Rio; Extrativismo; Pesca; Embarcação; Trabalho; Migração; Nordeste; Agricultura; Religião; Esoterismo; Comportamento social; Amazônia; Índio; BO; PE; Vegetação
Descritores secundários
Igreja Católica; Jangada; Praia de Itapuã, Salvador - BA; Bahia de Todos os Santos - BA; Cristo Redentor, Rio de Janeiro - DF; Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR; Rio Paraná; Café; Açúcar; Algodão; Macumba; Alto do Paraguai - MT; Borracha; Lago Titicaca - PE; Lago Titicaca - BO; Aimara - tribo; Casamento
Termos geográficos
Praia de Itapuã, Salvador - BA; Bahia de Todos os Santos - BA; Cristo Redentor, Rio de Janeiro - DF; São Paulo - SP; Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR; Rio Paraná; Alto do Paraguai - MT; Lago Titicaca - PE; Lago Titicaca - BO; Nordeste; Amazônia
Prêmios
Primeiro Prêmio Associação de Profissonais de Cinema, 1954 - FR..
Urso de Prata no Festival de Berlim - DE..
Menção Honrosa para o colorido no Festival de Cannes, 7, 1954 - FR.
Produção
Companhia(s) produtora(s): Cinematográfica Maristela S.A.
Companhia(s) co-produtora(s): Bonzi
Produção: Bonzi, Leonardo; Audrá Jr., Mário
Co-produção: Companhia Cinematográfica Maristela; Astra Filmes; Bonzi, Leonardo
Assistência de produção: Ferraz, Geraldo; Quaglio Jr., Romeu

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Columbia Pictures

Argumento/roteiro
Autoria do texto de locução: Marinho, Mário; Palácios, Alfredo


Direção
Direção: Napolitano, Gian Gaspare

Fotografia
Direção de fotografia: Craveri, Mário
Câmera: Rifaldi, Giovani
Cinegrafista: Craveri, Mário

Som
Direção de som: Montiel, George

Montagem
Montagem: Canizares, José

Música
Direção musical: Lavagnino, F. A.

Identidades/elenco:
Martins, Alda
Santos, Euridice
Felismina, Leda
Nascimento, Marlene
Mara, Tânia
Correa, Jorge
Santos, Laurindo
Oliveira, Batista
Souza, Edson de
Bezerra, Fernando
Santiago, Ferreira
Santana, Frederico
Carlos José
Oliveira, Mário
Trindade, Solano
Narração:
Oliveira, Waldyr

Conteúdo examinado: N
Fontes utilizadas:
CENS/I
LRB/CP
ALSN/DFB-LM
CS/FF
ACPJ/I
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 30.01.18.
Fontes consultadas:
FSN/MCB
Observações:
CENS/I menciona que o filme foi realizado, praticamente, por quatro homens: o diretor <Napolitano, Gian Gaspare>; o produtor <Bonzi, Leonardo>; o cinegrafista <Craveri, Mário>; e o consultor artístico <Bardi, Pietro Maria>. Também menciona que a versão brasileira do script é de <Marinho, Mário>.
A mesma fonte indica como proprietário a <Cinematográfica Maristela> ao apontar o trailer em certificados. E informa a participação do <Teatro Popular Brasileiro> sob a direção de <Trindade, Solano>.
ALSN/DFB-LM indica que o projeto original teria o título de <Aquarela do Brasil> e seria dirigido por <Cavalcanti, Alberto>. Também indica o lançamento no Brasil em 1955 e que devido à falência do laboratório <Tecnostampa>, da Itália, não existe nenhuma cópia deste filme.
ACPJ/I indica a apresentação da Cinedistri; sonografia de <Montiel, George>; montagem de <Canizares, José> e supervisão de <Bardi, Pietro Maria>.




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