Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=005485 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
O SAMBA DA VIDA

Outras remetências de título:
FREDERICO SEGUNDO
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, BP, 105min, 3.080m, 24q, 1:1'37

Data e local de produção
Ano: 1937
Início de filmagem: 1937.02.26
Final de filmagem: 1937.08.10
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Certificados
Censurado a 14.10.1937.Trailer censurado a 13.10.1937, 80m
Data e local de lançamento
Data: 1937.10.25
Local: Rio de Janeiro
Sala(s): Alhambra


Circuito exibidor
Rio de Janeiro, no Alhambra, segundo Cinearte de 15.11.1937.
Portugal, sem especificação de salas e datas, segundo Cinearte de 15.10.1940.
Exibido em São Paulo de 03 a 09.01.1938, no Broadway; de 19 a 23.01, no Coliseu; de 24 a 26.01, no Capitólio; de 03 a 06.02, no Glória; de 07 a 13.02, no Brás-Politeama; de 10 a 13.02, no Lux; de 17 a 20.02, no São Pedro; de 21 a 23.02, no São Caetano; de 28.02. a 02.03, no Astúrias; a 28.07, no São José e no Moderno; de 29 a 30.07.1938, no São José e de 26.02.1940 a 28.02.1940, no Rialto.
Exibido no Coliseu dos Recreios em Lisboa, segundo LB/MMC.
Lançado em Curitiba a 25.08.1938, no Avenida, segundo CEPA/CBCP.
Sinopse
Um ladrão vulgar e dois cúmplices invadem um palacete cujos proprietários viajaram para Buenos Aires. Instalam-se no local com toda a família, até que os verdadeiros donos regressam. O filho natural do proprietário salva a situação do ladrão quando este ameaça revelar uns documentos comprometedores.
"Palacete desabitado é invadido por ladrões e suas respectivas famílias. De posse de documentos comprometedores, chantageiam o proprietário e dificultam a desocupação do imóvel. As filhas do proprietário se comprometem em casamento com os gatunos e assim fica solucionada a situação de todos." (ALSN/DFB-LM)
Gênero
Drama
Termos descritores
Teatro
Descritores secundários
Adaptação para cinema
Produção
Companhia(s) produtora(s): Cinédia
Produção: Gonzaga, Adhemar

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): D.F.B. - Distribuidora de Filmes Brasileiros; Sonoro Filmes - Portugal

Argumento/roteiro
Argumento: Barros, Luiz de; Andrade, Gilberto de
Roteiro: Barros, Luiz de

Estória: Baseada na peça teatral <Frederico Segundo> de <Silva, Eurico>

Direção
Direção: Barros, Luiz de

Fotografia
Direção de fotografia: Brasil, Edgar
Câmera: Brasil, Edgar

Som
Direção de som: Castro, Afrodisio Pereira de

Montagem
Montagem: Barros, Luiz de

Direção de arte
Figurinos: Collomb, Hipolito
Cenografia: Collomb, Hipolito

Dados adicionais de direção de arte
Maquiagem: Assis, Diva de
Penteados: Assis, A.

Música
Música de: Capiba; Rondon; Silva, Walfrido; Henrique, Waldemar; Silva, Sinval; Henriques, Mara

Canção
Título: Maracatu;
Autor da canção: Capiba;
Intérprete: Henriques, Mara;

Título: Eu peço samba;
Intérprete: Helena, Heloisa;

Título: Samba da vida;
Autor da canção: Silva, Walfrido;
Intérprete: Helena, Heloisa;

Título: Luar do morro;
Autor da canção: Silva, Walfrido e Silva, Sinval;
Intérprete: Amaral, Odete;

Título: Ter a vida transformada em sonho;
Intérprete: Amaro, Maria

Título: Numa roda de samba
Autor da canção: Helena, Heloísa

Identidades/elenco:
Costa, Jayme (Pedro Paulo, filósofo)
Helena, Heloisa (Helena)
Brito, Orlando (Carlos, diretor do estúdio)
Teixeira, Manoelino (João)
Pinto Filho (Cel. Magalhães)
Mayer, Rodolfo (Rodolfo, sobrinho do Cel. Magalhães)
Maia, Edmundo (Cel. Frederico II)
Ferreira, Ítala (Martiniana Ludovico, mulher de Pedro Paulo)
Almeida, Belmira de (Matilde)
Amaro, Maria (Geni)
Rocha, Manoel (Detetive Rodrigo Fonseca e Russo)
Porto, Wilson (Frederico Pinhões, filho do Cel. Frederico)
Soares, José (Diretor de cena)
Duarte, Bandeira (Assistente do diretor de cena)
Villar, Ivan (Terceiro ladrão)
Pinto, Walter (Freqüentador do cabaré ao lado do Russo)
Tirado, Ortiz (De fraque em canções mexicanas)
Carvalho, Santos (No cabaré com Betty Spell)
Ruel, Carlos
Vieira, Yara
Glorifield Girls (No cassino Atlântico)
Tostes, Cirene
Reis, Lourival
Bacurau, Zé
Rodrigues, Altair
Rodrigues, Zilda
Rodrigues, Elza
Lomar, Vilma
Almeida, Eliette de
Franca, Maria
Maia, Lea (No cabaré)
Serrano, Paulo
Volusia, Eros
Marival, Lu
Stachino, Eva (De cartola e bengala)
Duarte, Antônio
Galhardo, Carlos
Amaral, Ruth
Carvalho, Ordélia
Henriques, Augusto
Camargo, Alzirinha
Pereira, Mara Costa
Tibiriça, Cida
Roxane
Deus, João de
Klass, Marcel
Barbosa Jr.
Fernandes, Jorge
Vidal, Barros
Barbosa, Carlos
Teixeira, Manoelino
Amaral, Odete
Spell, Betty
Barkisinska, Eva
Aracaty

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CENS/DOU
AG/50 CIN
JCB/Chan
JIMS/OESP
LB/MMC
Cinearte
AV/ICB
A Scena Muda, 16.03.1937, 19.10.1937
SVC/FBP
LP/FBP
CEPA/CBCP citando O Dia, 25.08.1938; Diário da Tarde, 03.09.1938 e Gazeta do Povo, 24.08.1939, Curitiba
CENS/I
ALSN/DFB-LM
Fontes consultadas:
ACPJ/I
CS/FCB
JRT/MPTC
ACPJ/75
ACPJ/CB: 1906-1968
MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga
JN/Imigrantes - Alemães I
CENS/DOU
Observações:
O mais popular e o mais apreciado filme de Luiz de Barros, destacando-se a movimentação de câmera, sua característica. Entre outros fatos marcantes: a cenografia Art Decô de Hippolito Collomb, que fez montagens ricas e audaciosas nos Estúdios Cinédia; A estréia da primeira máquina profissional de revelação automática, fabricada e importada da Debrie da França, utilizada nas últimas seqüências do filme - tendo sido o primeiro teste da Multiplex com o filme "Alegria", inacabado; E a dedicação de Capiba, que dirigiu pessoalmente a gravação e a orquestração do número "Maracatu", de sua autoria. (extraído do material examinado)
JCB/Chan informa que o filme possui 11 partes e indica, com dúvidas, a participação no filme de <Alves, Francisco> e <Amorim, Maria>.
Fotografia: Cinearte, 15.03.1937, 01.04, 01.05, 15.05, 01.06, 01.07, 15.07, 01.08, 15.08, 01.09.1937, 15.07.1938; A Scena Muda, 16.03.1937, p. 21; 10.08.1937, p. 05; 19.10.1937 e AG/50 CIN, p. 82.
AG/50 CIN afirma que <Colomb, Hipolit> foi o diretor artístico mas JCB/Chan, LB/MMC e outras fontes consultadas o indicam como cenógrafo, JIMS/OESP e Cinearte o indicam como montador e LB/MMC grafa o seu nome como <Colomb, Hipólito>. Chama <Carvalho, Cordélia> de <Carvalho, Ordélia>; informa que o número de <Amorim, Maria>, "Ter a vida transformada em sonho", foi dirigido por <Gonzaga, Adhemar> e informa também que o filme teve como complemento na estréia, o curta-metragem da Cinédia, <MANOBRAS MILITARES EM GERICINÓ> e que <Carvalho, Santos> que aparece na cena do cabaré ao lado de <Spell, Betty> era um ator português em visita ao Brasil e a atriz vinha do cinema francês. Por fim, a mesma fonte apresenta críticas sobre o filme.
ACPJ/I fornece a seguinte ficha técnica: cenografia de <Teixeira, Guilherme>; música de <Whaly, Charles> e no elenco acrescenta <Santoro, Fada>.
JIMS/OESP de 01.06.1937, informa que no encerramento do "Mês do Cinema Brasileiro", <Gonzaga, Adhemar> ofereceu um almoço na Cinédia onde apresentou os cenários do filme a seus convidados.
LB/MMC considera o ator <Bacurau, Zé> como personagem de <Reis, Lourival>, o que contradiz AG/50 CIN.
A Scena Muda de 10.08.1937 informa argumento e roteiro de <Silva, Eurico>. A mesma, em 16.03.1937, apresenta a montagem de <Colomb, Hipólito> e supervisão de <Gonzaga, Adhemar>. Em seu número de 19.10.1937, p. 11-2, apresenta cine romance.
CS/FCB chama a instrumentista <Barkisinka, Isa> de <Barcinska, Eva>, assim como Cinearte de 01.09.1937.
Existe uma ficha para o trailer feita por JIMS e datada de 18.02.1988.
O material examinado possui 2.810 metros e 99 minutos de duração.
Letreiros finais apresentam o logotipo da Cinédia e "50 anos de cinema 1930 - 1980)".
ALSN/DFB-LM indica cenografia de <Teixeira, Guilherme>, pseudônimo de <Barros, Luiz de>; Assim como montagem de <Whally, Charles>, provalvelmente mais um pseudônimo do diretor. Indica, também, música de <Henrique, Waldemar>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS