Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=005152 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
A GRANDE MANIFESTAÇÃO DAS CLASSES PRODUCTORAS DO ESTADO DE MINAS AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Outras remetências de título:
GRANDE MANIFESTAÇÃO DAS CLASSES PRODUTORAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 988m, 21q

Data e local de produção
Ano: 1929
País: BR
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG


Sinopse
O presidente do Estado, Antonio Carlos, ao lado do vice-presidente da República, Fernando de Melo Viana, no palco do Teatro Glória, em manifestação promovida por estudantes universitários de Minas Gerais, com participação de estudantes do Rio e de São Paulo. Transcrição de trechos de discursos de Antonio Carlos, de Mendes Pimentel, presidente da comissão central das homenagens de Minas ao presidente, e de Licurgo Leite, orador oficial. Na avenida Afonso Pena, entrada de Antonio Carlos e comitiva no Teatro Glória. Sessão cívica no teatro: fotos do palco com as autoridades e da platéia lotada. Entrada do presidente, acompanhado de Melo Vianna, no Prado Mineiro, onde assiste provas de salto executadas por integrantes da Força Pública. Demonstração de ginástica pelos soldados do Corpo de Bombeiros, corrida de maratona, vencida por Bellini, e disputas de turfe com o páreo Antônio Carlos, vencido pelo cavalo Itamaraty do dr. Marques Lisboa. Delegados municipais e o secretário da Agricultura Djalma Pinheiro Chagas visitam as dependências do Instituto João Pinheiro, na Fazenda da Gameleira. Estudantes posam para fotografia e lanche é oferecido aos visitantes. Discursos de Antonio Oliveira Filho, representante de Araguari, Mário Mourão, de Poços de Caldas, e de Djalma Pinheiro Chagas. Chefes políticos do 2o. Distrito Eleitoral em manifestação no jardim da residência do secretário de Segurança Pública e Assistência Sociale Bias Fortes que discursa após saudação do deputado Odilon Braga. Delegados e secretários posam na fachada da secretaria ainda em reforma. Na fachada da Secretaria do Interior, delegados e o titular Francisco Campos; e na Secretaria das Finanças, delegados e o titular Gudesteu Pires. Visita à Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais, em Viçosa: senhores nos jardins da Escola; o diretor, Bello Lisboa, o representante do secretário da Agricultura, Alfredo Lobo, e visitantes na frente do prédio principal da Escola. Fotografia da exposição de hortifrutos cultivados na Escola.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Política; Governo Estadual; Governo Federal; Manifestação; Força Pública de Minas; Esporte; Ginástica; Turfe; Escola; Assistência Social; Criança; Universidade; Agropecuária
Descritores secundários
Movimento estudantil; Cine Glória, Belo Horizonte - MG; Hipódromo do Prado, Belo Horizonte - MG; Pimentel, Francisco Mendes; Equitação; Corpo de Bombeiros; Itamaraty - cavalo; Instituto João Pinheiro; Lisboa, Marques; Fazenda da Gameleira, Belo Horizonte - MG; Boi; Porco; Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais; Exposição; Horticultura
Termos geográficos
Belo Horizonte - MG; Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte - MG; Viçosa - MG
Produção
Companhia(s) produtora(s): Bonfioli Filme
Produção: Bonfioli, Igino

Fotografia
Operador: Bonfioli, Igino

Identidades/elenco:
Andrada, Antonio Carlos Ribeiro de
Viana, Fernando de Melo
Bellini - atleta
Chagas, Djalma Pinheiro
Oliveira Filho, Antonio
Mourão, Mário
Fortes, José Francisco Bias
Campos, Francisco
Pires, Gudesteu
Lisboa, João Carlos Belo

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
CB/Ficha Filmográfica
MRG/MGEF
Site, Arquivo Público Mineiro, disponível em: www.siaapm.cultura.mg.gov.br, acesso em: 08/04/2009
Site, Fundação João Pinheiro, disponível em: www.fjp.gov.br, acesso em: 08/04/2009
Fontes consultadas:
FGV/DHBB, p. 6036
Observações:
Site da Fundação João Pinheiro informa que o Instituto João Pinheiro, em 1969, passou e denominar-se <Fundação João Pinheiro>.
CB/Ficha Filmográfica apresenta <Bonfioli, Igino> como provável operador de câmera.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS