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Fotos
Cartaz
BARRAVENTO
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, BP, 80min45seg, 2.195m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1961
Início de filmagem: 1959
Final de filmagem: 1960.09.00
País: BR
Cidade: Salvador
Estado: BA


Certificados
Certificado de Censura Federal 17.187, Livro 3, de 27.12.1963, 8 cópias, proibido para menores de 18 anos.Certificado de Censura Federal 19.743, Livro 4, de 23.06.1964, trailer proibido para menores de 18 anos, 4 cópias, 66m.
Data e local de lançamento
Local: Salvador


Circuito exibidor
Exibido em São Paulo, a partir do dia 29.09.1967, no Belas Artes e, no Marrocos, a partir de 26.07.1968.
Sinopse
Numa aldeia de pescadores de xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. A chegada de Firmino, antigo morador que se mudou para Salvador fugindo da pobreza, altera o panorama pacato do local, polarizando tensões. Firmino tem uma atração por Cota, mas não consegue esquecer Naína que, por sua vez, gosta de Aruã. Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido, ao contrário da aldeia que vê a rede arrebentada, impedindo o trabalho da pesca. Firmino incita os pescadores à revolta contra o dono da rede, chegando a destrui-la. Policiais chegam à aldeia para controlar o equipamento. Na sua luta contra a exploração, Firmino se indispõe contra o Mestre, intermediário dos pescadores e do dono da rede. Um pescador convence Aruã de pescar sem a rede, já que a sua castidade o faria um protegido de Iemanjá. Os pescadores são bem sucedido na empreitada, destacando-se a liderança de Aruã. Naína revela para uma preta velha o seu amor impossível por Aruã. Diante da sua derrota contra o misticismo, Firmino convence Cota a tirar a virgindade de Aruã, quebrando assim o encantamento religioso de que ele estaria investido por Iemanjá. Aruã sucumbe à tentação. Uma tempestade anuncia o "barravento", o momento de violência. Os pescadores saem para o mar, com a morte de dois deles, Vicente e Chico. Firmino denuncia a perda de castidade de Aruã. O Mestre o renega. Os mortos são velados, e Naína aceita fazer o santo, para que possa casar com Aruã. Ele promete casamento, mas antes decide partir para a cidade de forma a trabalhar e conseguir dinheiro para a compra de uma rede nova. No mesmo lugar em que Firmino chegou à aldeia, Aruã parte em direção à cidade.
Gênero
Drama
Termos descritores
Religião; Pesca; Mar; Negro
Descritores secundários
Candomblé
Termos geográficos
BA
Prêmios
Prêmio Ópera Prima no Festival de Karlovy-Vary , 13, 1962 - CH.
Produção
Companhia(s) produtora(s): Iglu Filmes
Produção: Schindler, Rex; Braga Neto
Direção de produção: Magalhães, José Telles de
Produção executiva: Pires, Roberto
Produtor associado: Singer, David

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Horus Filmes Ltda.

Argumento/roteiro
Argumento: Santos, Luiz Paulino dos
Roteiro: Rocha, Glauber; Magalhães, José Telles de
Diálogos: Rocha, Glauber; Santos, Luiz Paulino dos


Direção
Direção: Rocha, Glauber
Assistência de direção: Lima, Waldemar
Continuidade: Magalhães, Marina
Direção especializada: Oliveira, Helio

Fotografia
Direção de fotografia: Rabatony, Tony
Câmera: Rabatony, Tony
Fotografia de cena: Lima, Elio Moreno
Iluminação: Rabatony, Tony

Dados adicionais de fotografia
Maquinista: Plinio; Miltinho

Som
Direção de som: Barrozo Netto, Hélio

Dados adicionais de som
Ruídos de sala: José, Geraldo

Montagem
Edição: Santos, Nelson Pereira dos

Dados adicionais de montagem
Montador de negativo:

Direção de arte
Letreiros: Calazans Neto

Dados adicionais de música
Título da música: Trechos do candomblé baiano

Canção
Autor da canção: Batatinha e de Bruno, Washington

Locação: Praia do Buraquinho; Itapoã; Vila Flamengo, Salvador - BA
Identidades/elenco:
Pitanga, Antonio (Firmino)
Teixeira, Aldo (Aruã)
Maranhão, Luiza (Cota)
Carvalho, Lucy (Naína)
Silva, Lidio (Mestre)
Liguori, Alair (Clara)
Gama, João (Vicente)
Vasconcelos, Flora (Rosa)
Luna, Jota (Homem moreno)
Lima, Élio Moreno (Homem loiro)
Brito, Francisco dos Santos
Santos, Antonio Carlos dos
Plínio, Rosalvo
Zezé
Participação especial:
Hilda
Adinorá
Arnon
Sabú
Bruno, Washington

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
CB/Em Memória
CB/Ficha Filmográfica
Certificado de Censura
Folha de S. Paulo, 29.09.1967 e 26.07.1968
CENS/I
Fontes consultadas:
ACPJ/I
ALSN/DFB-LM
CMV/GOE
CA/AF
Observações:
Embora o filme tenha partido de uma idéia original de <Santos, José Paulino dos>, até então o diretor, sua estrutura foi radicalmente alterada com a entrada de <Rocha, Glauber> ao assumir a direção, antes trabalhando como produtor executivo. Após o desentendimento dos dois, Glauber pagou os direitos do roteiro e realizou mudanças na decupagem e nos diálogos originais.
CB/Ficha Filmográfica informa que as sequências de candomblé foram orientadas por <Oliveira, Helio>.
Os letreiros do filme datam o filme para 1962, quando foi apresentado no Festival de Karlovy-Vary, porém FR-LFM/ECB informa que o filme foi realizado em 1960-1961 e outras fontes a partir de 1959.
FR-LFM/ECB afirma que inicialmente, <Pereira, Sônia> participava como atriz principal, porém, com a compra dos direitos do roteiro por <Rocha, Glauber>, a atriz também saiu da produção, sendo substituída por <Carvalho, Lucy>. Outro que abandonou o filme antes de seu término foi <Rabatony, Tony>.
CENS/I indica como data de censura 12.06.1964 para o <trailer> e 16.06.1964 para o longa-metragem.
Distribuido pela <PNF> - <Produção Nacional de Filmes> Ltda., segundo o certificado de censura de 1963.
O nome do ator Lídio Silva também aparece como <Santos, Lídio Cirillo dos>.
CA/AF informa que o crítico <Vieira, Flávio Pinto> havia sido escalado para ser o assistente de direção.




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