Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=021093
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Cartaz
7 DIAS DE AGONIA (O ENCALHE)
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, COR, 105m, 2.390m, 24q, Eastmancolor, 1:1'37

Data e local de produção
Ano: 1982
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP


Certificados
Certificado de Censura A-09949, 20.04.1983, impróprio para menores de dezesseis anos.Concine LM - 638/83.
Circuito exibidor
Exibido em 22.03.1982 no Festival do Cinema de Gramado, 10.
Sinopse
"O caminhão dirigido por Zelão atola. A Kombi de irmã Cristina é fechada por um velho caminhão de mudança. Na rabeira do encalhe, um senhor rico, o Comendador, leva seu cavalo de puro sangue para cruzamento em um haras. Dona Umbelina, uma retirante, e seus dois filhos, aguardam a parada da chuva torrencial. Um ônibus lotado, vem com alguns bóias-frias. Entre eles, seu Rosalvo com a mulher e três filhas. O comendador se interessa pela filha mais velha. Grilo, um dos motoristas, tem seu pé imprensado sob as rodas de seu caminhão. Tratado por irmã Cristina, por ela se apaixona, mas ela não o aceita. Uma família de circenses, dias depois, improvisa um espetáculo. Os caminhoneiros discutem sua situação profissional e a união acidentalmente conseguida pela situação do encalhe. Surge a fome, além das brigas, da sujeira, da promiscuidade. Na mata, alimentam-se de laranjas e mandioca. A filha menor de Seu Rosalvo morre. Surge a idéia de devorarem o cavalo do comendador, mas este os ameaça com um revólver. A criança é enterrada. Mercedes, irmã de cinco anos da menina morta, vê sua estrela e provoca o renascer da esperança em todos os que aguardam o retorno do sol." (CB/Ficha Catalográfica)
Violento temporal faz com que caminhões atolem na lama, e que a longa fila desses e de outros veículos (causada pelo temporal) fechem a estrada. Aos poucos, vão surgindo todos os tipos de encalhe: retirantes, bóias-frias, um casal insatisfeito, um padre, duas freiras, crianças, velhos, recém-nascidos. Um microcosmo da sociedade marginal e marginalizada.
Gênero
Drama
Termos descritores
Literatura
Descritores secundários
Adaptação para cinema
Prêmios
Melhor atriz coadjuvante para Moraes, Ruthnéia de no Festival de Gramado, 10, 1982, RS..
Prêmio Especial no Air France de Cinema, 1983, RJ..
Prêmio Governador do Estado, 1984, SP, de Melhor Filme..
Prêmio El Quijote no Festival de Havana, 4, 1982, Havana - CU.
Produção
Companhia(s) produtora(s): Cooperativa de Artistas e Técnicos do Filme; Telemil Filmes; Blimp Film; Beca Produtora de Filmes
Companhia(s) co-produtora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.

Produção - Dados adicionais
Coordenação de produção: Oliveira, Carlos Augusto de
Equipe de produção: Santiago, Daniel; Magini, Christiano; Merlucci, Milton; Silva, Antonio Machado da; Fernandes, Leyla; Matias, Geraldo

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.

Argumento/roteiro
Argumento: Oliveira, Denoy de
Roteiro: Oliveira, Denoy de
Diálogos: Oliveira, Denoy de

Estória: Baseada no conto <Encalhe dos 300> de <Pellegrini, Domingos>

Direção
Direção: Oliveira, Denoy de
Assistência de direção: Porto, Flávio
Continuidade: Gil, Dulcinéia

Fotografia
Direção de fotografia: Correa, Walter Carvalho
Assistência de câmera: Silva, Carlos Eduardo da; Prandini, Gilson A.
Fotografia de cena: Phorto, Flavio

Dados adicionais de fotografia
Eletricista: Queiroz, Joel de; Tolotto, Urano B.
Maquinista: Gaglioni, Angelo

Som
Técnico de som: Sagatio, Miguel
Som direto: Sagatio, Miguel
Mixagem: Sasso, José Luiz; Santos, Carlos dos

Dados adicionais de som
Transcrição ou retranscrição magnética: FilmSom; Vitali
Técnico de mixagem: Sasso, José Luiz; Santos, Carlos dos
Operador de microfone: Chagas, Dorival

Montagem
Montagem: Bolinha, Milton
Assistente de montagem: Gil, Dulcinéia; Souza, Januário de

Dados adicionais de montagem
Montador de negativo:

Direção de arte
Figurinos: Rorato, Perci; Cunha, Abílio
Cenografia: Rorato, Perci; Cunha, Abílio
Títulos de apresentação: Fototipo
Programação visual: Andreato, Elias

Dados adicionais de direção de arte
Assistencia de cenografia: Pepe; Jesus, Terezinha de
Assistência de figurino: Jesus, Terezinha de; Pepe

Música
Música: Oliveira, Denoy de; Gomes, Luiz Carlos

Dados adicionais de música
Título da música: Mudanças
Intérprete(s): Pellegrini Jr., Domingos;

Intérprete(s): Oliveira, Denoy de; Dourado, Regina; Silva, Vera; Eunice, Cleide; Paixão, Ana;Negreiros, Lizete;Eunice, Cleide

Instrumentista: Vicente, Julio - sanfona; Gomes, Luiz Carlos - violão; Gianett, Eugenio - viola; Carvalho, André de - baixo; Calvoso, Milton José - flauta; Guelo - ritmo

Orquestração: Negreiros, Lizete;

Orquestração: Gomes, Luiz Carlos;

Orquestração: Marcondes, Geni

Orquestra: Gomes, Luís Carlos;

Orquestra: Marcondes, Geni

Locação: Topo da Serra do Mar, no encontro da Via Anchieta e Imigrantes.
Identidades/elenco:
Serra, Luiz (Zelão)
Abbas, Eduardo (Betão)
Mello, Maracy (Irmã Cristina)
Grumberg, Kátia (Zulmira)
Moraes, Ruthinea de (Lourdes, a prostituta)
Duval, Liana (Verta, a cafetina)
Gonçalves, Enio (Grilo)
Gregorio, Cilas (Assis)
Santana, Carlos Alberto (Zé Mané)
Leite, Antonio (Zezinho)
Delamo, Osley (Gordo)
Fernandes, José (Padre Inácio)
Leal, Ruy (Comendador)
Cirilo, Edinor (Gregório)
Costa, Maria Rita (Dona Umbelina, a retirante)
Neubauer, Mary (Dona Angela)
Cachimbo (Rosalvo)
Marinelli, Nice (Lindalva)
Bastos, Ana Lúcia (Mercedes, a menina)
Ulysses (Marcelino, o menino)
Mathias, Marthus (Motorista do ônibus)
Capeletti, Carlos (Leo)
Bahia, Manfredo (Jarbas)
Fresnot, Alain (Mario)
Gomes, Luiz Carlos (Euzebio)
Tatu (Olegário)
Vieira, Demo (Louco do encalhe)
Militelo, Dirce Tangara (Irmã Imaculada)
Araújo, Cristiano (Troncudo)
Damasceno Filho (Stefano)
Toloto, Urano B. (Arlindo)
Esbano, Benedito (Palhaço Picoli)
Família Esbano (Troupe de circo)
Freire, Barros (Rato, o explorador)
Oswaldo Raphael (Saba, o guada-costa)
Sampson, Wilson
Roly, Eduardo
Fabiano, Max
Zé da Ilha
Souza, Antonio de
Ferreira, Márcio
Silva, Adriano
Sandri, Cidinha
Romoalda, Julia
Silva, Roseli
Alcoragi, Fernando
Cecilio, Milton
Alcoragi, Edson
Trujillo, José
Damaceno, José

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/EMB-110.2-00852
CB/Ficha Filmográfica
CB/Ficha Catalográfica
ALSN/DFB-LM
O Estado de S. Paulo, 06.11.1980, p. 28
Folha da Tarde, 18.11.1980, p. 18
Fontes consultadas:
Embrafilme/Catálogo 1986
FBR/16
JLS/site, acessado em 22.06.2007
Observações:
O Festival de Havana também é creditado como <Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-Americano>.
O nome da <Gaumout do Brasil> aparece no convite de lançamento, sem especificações sobre a sua participação no filme.
A filmagem foi realizada com câmera 16mm e, posteriormente, o filme foi ampliado para 35mm.
O material de divulgação do filme traz como data de conclusão março de 1982. O lançamento comercial se deu um ano após.
Participou do <Festival de Brasília, 16, 1983>, Brasília - DF.
CB/Ficha Filmográfica traz que "em 1980, se encontrava em fase de montagem".




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa simples   
Pesquisa avançada
 
  Entre uma ou mais palavras
    
  Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)
 



Search engine: iAH powered by WWWISIS